(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Adeus ao capitão. O ciclo de Gum com a camisa verde, branca e grená foi encerrado. No início deste ano, por exemplo, o Fluminense conquistou a Taça Rio de 2018 e o Gum atingiu seu sétimo título pelo Tricolor. No clube desde 2009 e completando 400 jogos, o zagueiro se isolou como atleta mais vencedor do século XXI. Neste sentido, o portal Lancenet relembra todas as conquistas do jogador.

Confira:

 
 
 

– TAÇA RIO 2018 – Gum foi peça fundamental durante a mudança de esquema de Abel Braga, passando a atuar com três zagueiros durante o torneio. O jogador foi destaque na semifinal, quando marcou o gol da classificação diante do Flamengo. O Flu foi campeão ao vencer o Botafogo por 3 a 0.

– TAÇA GUANABARA 2017 – Gum não atuou no torneio devido a uma lesão sofrida no Brasileirão 2016, mas estava na lista de inscritos do Fluminense para a Taça Guanabara. Ele acompanhou da arquibancada a vitória nos pênaltis contra o Flamengo.

– PRIMEIRA LIGA 2016 – Na primeira edição do torneio, o Fluminense foi campeão diante o Atlético-PR. Gum foi titular durante toda a campanha e esteve presente na final disputada em Juiz de Fora.

– BRASILEIRÃO 2012 – Ao lado de Leandro Euzébio, Gum fez parte da defesa menos vazada do torneio. O zagueiro também esteve presente na Seleção do Campeonato Brasileiro daquele ano. Foi o melhor ano da carreira do defensor.

CAMPEONATO CARIOCA 2012 – Gum revezava com Anderson pela titularidade naquele Campeonato Carioca. Pouco tempo depois, reassumiu a condição e se manteve até o título do Campeonato Brasileiro. Esteve em campo na vitória contra o Botafogo, que decretou a conquista.

– TAÇA GUANABARA 2012 – Gum não entrou em campo na final contra o Vasco, mas esteve presente em boa parte da campanha até o título.

– BRASILEIRÃO 2010 – Gum fez dupla com Leandro Euzébio e ajudou o Fluminense a sair da fila de 26 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro. O zagueiro fez gols importantes durante a campanha e caiu nas graças da torcida.