Foto: Marina Garcia - FFC

A interminável discussão sobre a utilização do Maracanã por Vasco, Fluminense e Flamengo, voltou a ganhar destaque na imprensa depois que o Cruzmaltino, outra vez, conseguiu o direito de mandar uma partida no estádio, no fim de semana, sob liminar. Entretanto, os estragos causados no gramado ligaram o sinal de alerta da dupla Fla-Flu.

Recentemente, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, disse que o interesse do Vasco no Maracanã tinha relação direta com o fato do clube ter se tornado SAF. Mas o portal GE desmentiu o mandatário tricolor. Segundo a publicação, o Vasco realizou a primeira reunião com o Governo do Estado para manifestar interesse em participar da gestão do Maracanã no dia 6 de abril de 2021, em reunião do presidente do Vasco, Jorge Salgado, do vice-presidente Carlos Osório e do governador Cláudio Castro.

Na ocasião, o TPU (Termo de Permissão de Uso) em vigor com a dupla Fla-Flu venceria no fim do mês de abril daquele ano. Desde a manifestação pública do Vasco em entrar na gestão, foram cinco renovações automáticas sem concorrência pública com Fla e Flu. Ou seja, sem o Vasco ter a chance de fazer sua oferta, segundo o site.

 
 
 

Assim sendo, diferente que disse o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, o interesse é anterior ao Vasco se tornar SAF. A primeira notícia sobre entendimentos do Vasco com os investidores americanos da 777 Partners é de fevereiro de 2022 – a venda se consolidou em setembro de 2022.