Fluminense
Hércules chega ao Fluminense após se destacar no Fortaleza (Foto: Mateus Lotif - FEC)

O Fluminense tem seu primeiro reforço confirmado para 2025. Trata-se de Hércules, volante de 24 anos comprado junto ao Fortaleza. E o portal ge divulgou como foi a trajetória do jogador até chegar ao status de ter sido contratado por um dos maiores clubes do Brasil.

Diretoria do Fluminense segue no mercado

Enquanto Hércules foi contratado, outros nomes estão na mira, como o goleiro Lucas Arcanjo, do Vitória, o lateral-esquerdo Marçal, ex-Botafogo, e o atacante Paulo Baya, que disputou o Brasileirão da Série B pelo Goiás e pertence ao Primavera-SP.

 
 
 

Confira a trajetória do jogador contada passo a passo pelo portal ge:

Infância no Piauí e início no futebol

Hércules cresceu em Jaicós, no interior do Piauí. Na cidade, durante sua infância, o atleta teve seu primeiro contato com o futebol. Apesar de ser criado em solo piauiense, o atleta não chegou a atuar em nenhuma equipe local.

Aos seus 16 anos, o jogador deixou o estado e partiu para São Paulo, onde ingressou na equipe sub-17 do Esporte Clube São Bernardo.

Chegada no interior cearense e estreia no profissional

Em 2019, Hércules chegou ao Tiradentes-CE, para fazer parte da equipe sub-20. Inclusive, no clube, o jogador realizou sua primeira partida como profissional. À época com 19 anos, o volante entrou em campo na partida contra o Crato, pela Segunda Divisão do Campeonato Cearense, e realizou sua estreia em competições oficiais.

Ida para o Atlético-CE e consolidação no profissional

Na temporada seguinte, Hércules acertou sua transferência para o Atlético-CE, onde inicialmente fez parte da equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após a Copinha, o volante foi emprestado ao Crato, para ingressar no time principal do clube na Segundona do Cearense.

Na oportunidade, o Crato foi vice-campeão do torneio, mas conseguiu o acesso à elite do futebol cearense. Depois de cumprir o empréstimo, Hércules retornou ao Atlético-CE, onde disputou o restante da Primeira Divisão pela equipe principal.

Titularidade e empréstimo para o Fortaleza

Em 2021, Hércules se consolidou de vez no time oficial do Atlético-CE. Na ocasião, à época com 21 anos, o atleta esteve no grupo que disputou o Campeonato Cearense. E depois de jogar o estadual, o jogador foi emprestado para a equipe sub-23 do Fortaleza para o Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

No Leão, Hércules conseguiu se destacar. Em 14 partidas no Brasileiro, o volante marcou dois gols. À época, o Fortaleza chegou até a semifinal do torneio, mas foi eliminado pelo Ceará. Ao final da competição, o jogador retornou para o Atlético-CE.

Acerto com o Fortaleza e gol em Libertadores

Após se destacar no Brasileirão de Aspirantes, o Fortaleza acertou a contratação de Hércules junto ao Atlético-CE. E logo no seu ano de estreia como profissional no Leão, o volante entrou para a história do clube: fez parte do elenco que disputou a Libertadores pela primeira vez na história do clube.

E contra o Alianza Lima, pela Libertadores, Hércules sacramentou a vitória tricolor na Arena Castelão. Ainda em 2022, o volante ainda conquistou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.

“Amuleto” de Vojvoda, lesão e vice da Sul-Americana

Na segunda temporada no Leão, Hércules conquistou a confiança de Vojvoda e se consolidou como uma das peças cruciais do esquema do treinador argentino. Ao todo, em duas temporadas, foram 89 partidas pelo Tricolor, mesmo sofrendo uma grave lesão que lhe tirou dos gramados por quase nove meses.

Em 2023, o jogador esteve no grupo que foi vice-campeão da Copa Sul-Americana. Nos pênaltis, o Leão foi superado pela LDU, no Uruguai.

Em alta no mercado, venda milionária e despedida do Fortaleza

Após conquistar vaga direta na fase de grupos da Libertadores com o Laion, Hércules terminou 2024 valorizado no mercado. Neste ano, o volante disputou 47 partidas, marcou sete gols e deu três assistências.

Ao final da temporada, o Fluminense acertou a compra de Hércules por R$ 29 milhões.

Hércules pelo Fortaleza

  • Partidas: 136;
  • Gols: 19;
  • Títulos: 4 (2 – Copa do Nordeste l 2 – Cearense);
  • Feitos: Libertadores em 2022, vice da Sul-Americana em 2023 e vaga direta na Libertadores em 2024.