Jefté passará por ressonância magnética nesta quinta (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Jefté faz parte da “Geração dos Sonhos” de Xerém e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do último Brasileiro Sub-17, vencido pelo Fluminense. O Portal O Globo destacou que ele chegou ao clube com 14 anos e teve contrato renovado até 2025. Desde então, foi campeão estadual sub-17 (2019), brasileiro (2020) e vice-campeão da Copa do Brasil (2020). Nesta temporada, foi integrado no grupo do sub-23 e inscrito na Libertadores.

Esse é um dos motivos que faz a torcida se empolgar para a sua estreia.Curiosamente, Jefté chegou a ser rejeitado três vezes em Xerém. Aos nove anos, fez teste e não conseguiu ser aprovado. Então, foi para o Tigres do Brasil, onde chamou atenção da captação tricolor após se destacar no Campeonato Estadual B2, em 2017. O lateral-esquerdo foi chamado pelo Fluminense, passou por um período de experiência e permaneceu.

 
 
 

Na base, Jefté sempre foi elogiado por ser um lateral habilidoso e com características bem ofensivas. Também se destaca fisicamente pela forte chegada ao ataque, mas que carece ainda está no meio do processo de maturidade técnica. No Tigres do Brasil, chegou a atuar como ponta esquerda. A sua maior inspiração é no lateral Marcelo, do Real Madrid.

Nos profissionais, existe a preocupação com as oscilações que todo jovem enfrenta. Porém, todos elogiam o seu potencial. Jefté faz parte de um dos setores mais criticados. O titular Egídio está em paz com as arquibancadas neste momento, mas foi bastante contestado na final do Estadual, onde cometeu pênalti bobo diante do Flamengo. Já Danilo Barcelos é o atual alvo das reclamações e até mesmo a numerologia virou motivo para a birra.

Desde que o Fluminense foi eliminado pelo Atlético-GO na Copa do Brasil de 2020, o tricolor disputou 54 jogos e teve apenas 12 derrotas, sendo que em oito Danilo Barcelos atuou como titular. Egídio esteve presente em duas. Uma delas, porém, foi a classificação diante do Bragantino, na terceira fase da Copa do Brasil de 2021 — as outras foram com o time sub-20 no Estadual deste ano.A confiança em Jefté é tanta que o Fluminense não pensa em reforços imediatos para a lateral-esquerda. O técnico Roger Machado citou o atleta como mais uma opção caseira para encorpar a posição.