(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Dois dados do Footstats chamaram a atenção na vitória do Fluminense sobre o Antofagasta, que determinou a classificação para a segunda fase da Sul-Americana:

  • A posse de bola dividida em 51% a 49% a favor do Tricolor foi a menor diferença em todos os 16 jogos da temporada.
  • Os 42 passes errados do time brasileiro superam a média dele no Carioca (32,1) e na Copa do Brasil (35,5).

A verdade é que não foi um jogo de encher os olhos no Calvo y Bascuñán. Desfalcada especialmente de Digão e Ganso, a equipe de Diniz não conseguiu ter o controle total das ações. Assim, com a dificuldade em rodar a bola, os erros de passes e chutões apareceram, algo um tanto incomum, ainda mais em um duelo no qual o adversário cedeu espaços, especialmente pelo lado esquerdo ofensivo.

 
 
 

Se não foi envolvente como em outras oportunidades, o Fluminense teve o mérito de saber se adaptar à circunstância. Teve superação. Física no enfrentamento das jogadas por baixo (destaque a Bruno Silva) e pelo alto (destaque a Matheus Ferraz), uma tônica do time chileno. Técnica, na individualidade de Everaldo, o melhor em campo. E postural: o coletivo não se abalou com o erro de Gilberto no gol rival e com o pênalti perdido por Luciano.

Neste cenário todo, o Fluminense, ao conseguir implementar o seu estilo, fez um golaço. Caio Henrique, Everaldo, Daniel, Yony e Luciano trocaram oito passes em 15 segundos até a bola ir para a rende em chute do atacante. Luciano, aliás, chegou ao décimo gol no ano, trata-se do artilheiro do time. E o número é o dobro do alcançado no ano passado.

O Fluminense foi irregular também por mérito do adversário, mais difícil enfrentado na primeira fase da competição nos últimos anos. Jason Flores, por exemplo, teve boa atuação pelo lado esquerdo ofensivo, o que dificultou a vida de Gilberto. Ao ter de se dedicar à marcação, pouco atacou. Cometeu alguns equívocos, um deles no lance do gol. Não foi à toa que o Antofagasta foi o quarto colocado no campeonato chileno do ano passado.

A delegação tricolor volta ao Rio na tarde desta sexta-feira. No domingo, o Fluminense volta a campo para disputar o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio.