Em virtude dos calendários apertados de Vasco e Flamengo com a disputa da Libertadores, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) aboliu a necessidade da Relação de Inscrição de Atletas para o Campeonato Carioca do ano que vem. Desta maneira, acabou com a restrição da escalação de jogadores jovens que não faziam parte do elenco principal dos times.
Para a próxima temporada, qualquer jogador com contrato profissional ativo e sem pendências poderá ser utilizado no Estadual. Assim, o Flamengo conseguirá cumprir os 30 dias de descanso para os atletas previsto na lei. O Rubro-Negro saiu de férias após a disputa da final da Sul-Americana e, sem tal mudança na regra, o time principal precisaria jogar já no dia 17 de janeiro, sendo que a volta aos treinos ocorre no dia 13.
O Vasco também se beneficia da decisão, pois entrará na segunda fase da Libertadores. A estreia acontece entre a quarta e quinta rodada da Taça Guanabara. Sem precisar usar o time principal, poderá utilizar jogadores do sub-20 e sub-23.
No Estadual de 2017, o parágrafo 7 do artigo 35 do Regulamento Geral de Competições deixava clara a restrição:
“Para o Campeonato Estadual, a inscrição de atletas profissionais com idade abaixo de 20 anos completos, ou a completar no ano da competição, fica limitada a 10 atletas (excluindo-se deste quantitativo os goleiros), sendo permitido apenas 5 na relação de jogo”.