Se dentro de campo, nesta temporada, o Tricolor das Laranjeiras foi irreconhecível, acumulando resultados ruins, fora dele, o cenário também foi bastante conturbado. Apesar de todos os problemas, o clube andou junto com a lei, diferentemente do que ocorreu com Fla e Portuguesa, punidos com perda de quatro pontos, pelo STJD. Esse “castigo” veio em função da escalação irregular de jogadores na última rodada do Brasileiro.
Neste sentido, o Time de Guerreiros foi diretamente beneficiado, ultrapassando ambas as equipes condenadas. Embora todos os casos tenha sido votados com unanimidade do juri, dirigentes do time paulista, ao que parece, não vão desistir de tentar manter a Lusa. Confira nota de esclarecimento que a Portuguesa divulgou em seu portal:
“A Associação Portuguesa de Desportos vem a público informar que não está de acordo com a decisão tomada no Pleno do STJD no julgamento que se iniciou na manha desta sexta-feira (27), e que buscará, dentro das esferas legais, recuperar o direito que conquistou em campo, que é jogar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2014.”