pingos

Apontado por muitos rivais como clube que usou de artifícios para conseguir viradas de mesa em anos que caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Fluminense, mais uma vez, teve de tomar uma posição no intuito de esclarecer a verdade dos fatos. Como “uma mentira contada muitas vezes vira verdade”, o clube utilizou-se do Facebook para recordar os fatos ocorridos em 1997, 1999 e 2013.

 
 
 

Veja na íntegra o post divulgado pelo Fluminense na rede social:

“Pingos nos is:

Em uma sociedade cada vez mais influenciada por lendas divulgadas em redes sociais, a informação de verdade e o respeito à história às vezes ficam de lado. No fim do século passado, houve dois escândalos no futebol brasileiro que com o tempo caíram no esquecimento. Mais recentemente, apesar de o acesso aos fatos ser bem mais facilitado, ocorreu outra situação muito mal contada por parte da imprensa. Sem entrar em detalhes, já que tudo que vai ser colocado é público, vale a pena recordar…

Em maio de 1997, a TV Globo divulgou gravações de telefonemas que revelavam um provável esquema de corrupção que envolvia a venda de resultados em alguns jogos. Na época, a repercussão foi enorme. Atlético-PR e Corinthians eram os clubes envolvidos no que ficou conhecido como “Caso Ivens Mendes”. Diante do cenário, então, a CBF modificou o próximo campeonato, assim como por sinal ocorreu diversas vezes sem grande alarde nos anos 1970 e 1980, não valendo os critérios de rebaixamento do ano anterior.

Já em 1999, durante o Campeonato Brasileiro, estourou o “Caso Sandro Hiroshi”, atleta do São Paulo que supostamente havia se transferido de maneira irregular. Botafogo e Internacional, clubes que lutavam contra o rebaixamento, foram os únicos beneficiados nos julgamentos de seus recursos, ganhando os pontos de seus jogos contra o São Paulo. Com isso, o Gama caiu para a segunda divisão. O clube não aceitou e entrou na Justiça Comum contra a CBF. Resultado: em 2000, de novo, a competição foi reformulada.

Há dois anos, em dezembro de 2013, uma outra história bem diferente. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo escalou André Santos de modo irregular no sábado e a Portuguesa fez o mesmo com Héverton no domingo. O fato mudou o destino da tabela final, deixando a Portuguesa em décimo sétimo lugar e o Flamengo em décimo sexto. Como o Vasco perdeu para o Atlético-PR e o Fluminense venceu o Bahia, ambos os jogos fora de casa, quem terminou em décimo quinto lugar foi o Tricolor.”


Sem comentários