Quase todo torcedor de clubes de futebol se diz apaixonado pelo seu clube. Mas será que essas afirmações são de fato verdadeiras? Em pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), foram levados em consideração os diferentes níveis de engajamento dos fãs das agremiações. O resultado surpreende.
Na consulta, o SPC dividiu os torcedores em três grupos: aficionado (o mais apaixonado de todos), médio e simpatizante. Essa pesquisa, tal qual as de Ibope e Datafolha para definir o tamanho das torcidas, foi feita com um grupo amostral de 620 indivíduos em diferentes capitais do país. Não foram consideradas as pessoas que simplesmente não gostam de futebol, pois essas jogariam as médias para baixo.
Em relação aos que se dizem torcedores do Fluminense, a maioria ficou entre os torcedores médios. Clubes como São Paulo, Grêmio, Botafogo e Internacional, apareceram com a maioria entre os apenas simpatizantes. Já Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro tiveram mais aficionados.
Veja no gráfico abaixo os critérios adotados para definição para cada tipo de torcedor e o resultado entre os principais clubes do país: