Pedro Trengrouse retirou sua pré-candidatura à presidência do Fluminense. Segundo ele, a saída se deu “por não legitimar uma eleição manipulada, sem nenhuma regra definida e com a máquina sendo utilizada pelo clube em prol de um candidato”. O advogado criticou ainda a junção da chapa “Fluminense Unido & Forte” com a “Somos Fluminense”, de Pedro Abad, candidato da situaçaõ. Veja o texto de Trengrouse na íntegra:

 

 
 
 

Sinto-me na obrigação de discordar da aliança entre Cacá Cardoso e Pedro Abad.

Para mim, vencer a qualquer preço não vale a pena. Mais que eleger o próximo Presidente do Fluminense, prefiro ficar do lado certo da história e dar um basta às práticas de quem simplesmente quer o poder pelo poder.

Saí da eleição justamente pela forma antiética e antidemocrática com que a direção do clube atua. Como sempre disse, quem teve a chance e não fez, perdeu a vez. Não dá pra esperar resultados diferentes repetindo as mesmas práticas.

Defendi o maior engajamento dos torcedores, até contribuindo na escolha do técnico e desenvolvendo um novo modelo de negócio para escapar da dependência da TV.

Defendi um choque de transparência, com o torcedor a um clique das informações do clube: quanto se ganha e de quem, quanto se paga e para quem.

Defendi que cada unidade do clube se desenvolvesse autonomamente, inclusive com uma Fundação para que o Esporte Olímpico tivesse acesso permanente às fontes públicas de financiamento, que mantém clubes como Minas e Pinheiros, e nunca mais sofresse com problemas do futebol, principalmente a falta de certidões.

Defendi radicalizar na democracia, com o voto pela internet e eventos abertos com todos os candidatos para construir agenda clara, objetiva, propositiva e consensual, não consegui.

Como Henfil diria, “se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intenção da semente”.

Não basta simplesmente melhorar a gestão, é preciso mudar o modelo e trazer os tricolores para perto do clube. Votar na continuidade não representa mudança.

A candidatura da situação não me representa.