Depois de sete anos, o Fluminense está de volta à Libertadores da América. Mesmo antes de entrar em campo contra o Ceará, nesta segunda-feira, no Castelão, com a derrota do Corinthians para o Flamengo neste domingo, por 2 a 1, o Tricolor já garantiu matematicamente sua vaga. Disputará, ao menos, a Pré-Libertadores em 2021.
Com o resultado, o Corinthians ficou com 49 pontos e ainda pode chegar a 58, já que tem um jogo a menos. A pontuação ainda permite que os paulistas ultrapassem o Time de Guerreiros, que hoje tem 57. No entanto, como a partida atrasada é contra o Santos, outro que briga por G8, é impossível que os dois terminem na frente do Tricolor na tabela.
Qualquer resultado no clássico paulista deixaria um dos dois atrás do Fluminense e, consequentemente, fora dessa zona de classificação. Logo, a pior posição possível que o Tricolor pode ficar ao final do torneio é em 8º lugar, o que com o título de Palmeiras ou Grêmio da Copa do Brasil, garante uma vaga na Liberta.
Apesar disso, o Time de Guerreiros ainda sonha com uma vaga direta na fase de grupos. Para que isso aconteça, um dos dois cenários precisa acontecer. Primeiro: Terminar no G4, ultrapassando São Paulo ou Atlético-MG. Segundo: Terminar em 5º lugar e torcer para o Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil, o que daria ao Flu a vaga direta.