A Conmebol vem anunciando mudanças importantes para a disputa da Libertadores e das outras competições organizadas por ela, como a Sul-Americana, por exemplo. Nesta sexta-feira, a entidade aprovou o novo regulamento de licenciamento. A regra passará a valer a partir de 2018.
“O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma”, diz trecho do regulamento.
“Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas”, acrescenta.
Por fim, as equipes femininas não poderão existir apenas para constar. Precisarão estar inscritas nas confederações locais e aptas a disputar competições.
“Finalmente, exige-se que ambas as equipes participem de competições nacionais ou regionais autorizadas pela respectiva associação membra”, explica o documento.