Na noite desta quarta-feira, no Maracanã, o Fluminense disputou o seu primeiro clássico na temporada 2020, contra o Flamengo. E com um golaço de calcanhar do meia Nenê, o Tricolor bateu o adversário por 1 a 0 e se isolou na ponta do Grupo B do Carioca. Com 12 pontos ganhos, o Time de Guerreiros segue 100% na Taça Guanabara e com três pontos a mais que Volta Redonda e Madureira.
Ao apito inicial, a equipe sub-20 do Flamengo, ousada, tentou imprimir uma correria sobre o time do Fluminense. Porém, apesar de ter menos a bola, a primeira boa chance foi do Time de Guerreiros e saiu dos pés de Nenê. Depois de receber um lançamento de Luccas Claro, o meia arriscou de fora da área, mas o goleiro Gabriel Batista se esticou todo e espalmou para escanteio.
O Flu apresentava muitas dificuldades na criação de jogadas e em chegar com ela dominada na área adversária. Já o Fla, quando tinha a posse, apostava na transição rápida e tentava avançar na velocidade dos garotos. O árbitro, por sua vez, começou a irritar o time e a comissão técnica do Tricolor, marcando tudo para o Rubro-Negro. Por reclamação, o auxiliar de Odair Hellmann acabou expulso.
Na reta final do primeiro tempo, Nenê de novo, por muito pouco, quase tirou um zero do placar. Em cobrança de falta frontal, a dois passos da meia-lua, o veterano caprichou e carimbou a trave do goleiro flamenguista, tirando o “Uhhh!” da arquibancada. No rebote, o jovem Miguel ainda tentou finalizar, mas jogou para fora. O placar não se alterou nos 45 minutos iniciais de partida.
Na segunda etapa, o Fla voltou ligado no 220. Em chute cruzado, Bill quase fez 1 a 0. O Flu respondeu logo em seguida, mais uma vez com Nenê, jogador mais produtivo do lado tricolor, que obrigou o goleiro rubro-negro a fazer mais uma defesa. O adversário era mais perigoso, mas foi o Flu que inaugurou o marcador. E com estilo. Yago cruzou e Nenê – sempre ele – aproveitou a falha da zaga para dar de calcanhar e colocar o Fluzão em vantagem aos 26 minutos. Que golaço! 1 a 0.
Nos minutos finais, o Fla até tentou buscar o empate no “abafa” e o Tricolor teve chances de ampliar o placar nos contra-ataques, mas ficou nisso mesmo. O resultado deixa a classificação para a semifinal da Taça Guanabara muito bem encaminhada para o Fluzão, que ainda tem mais dois compromissos, contra Boavista, no próximo sábado, às 19h, no Maracanã, e Botafogo, na última rodada.
O Fluminense entrou em campo com: Muriel; Gilberto, Digão, Luccas Claro e Egídio; Henrique, Hudson (Dodi 38’/2ºT) e Yago; Nenê, Miguel (Felippe Cardoso 32’/2ºT) e Matheus Alessandro (Lucas Barcelos 17’/2ºT).
Técnico: Odair Hellmann.