Terceiro grande campeonato entre clubes do futebol europeu, a Conference League entrou em um de seus momentos mais decisivos. Ao passo em que conta com o poderoso Chelsea como grande nome e outros como Fiorentina e Real Betis, a corrida pelo título fica cada vez mais acirrada. Dessa forma, confira os palpites da Conference League e quem são no momento os favoritos ao título:
A saber, três clubes presentes nessas quartas de final são ao olhos dos fãs de futebol como os candidatos ao título. Nesse sentido, Chelsea, Fiorentina e Real Betis se encontram com boas expectativas, mas se tratando de um duelo de mata-mata, as coisas se tornam mais complicadas. Dessa forma, abaixo você confere a situação de cada jogo e previsão do que poderá acontecer.
Tanto Légia Varsóvia quanto Chelsea se classificaram entre os oito primeiros na fase de liga, o que os colocaram diretamente nas oitavas de final. Entretanto, o time inglês é desde o início o grande favorito ao título por ser o time com maior investimento financeiro e especialmente pela qualidade de seu elenco. Ao passo em que acima de tudo dentro desse confronto decide em casa e segue com uma campanha 100% até aqui, os Blues devem garantir a classificação à semifinal, ainda mais após aplicar um 3 x 0 fora de casa na ida.
Da mesma forma, Djurgarden e Rapid Viena acabaram a fase de liga entre os oito primeiros, e o clube sueco tem sido uma grata surpresa até aqui. Além disso, os dois clubes chegam para o duelo vindo de resultados bem abaixo depois da classificação, e pela campanha bem similar que fazem até essas quartas de final, pode ser considerado o confronto mais equilibrado das quartas de final. Por outro lado, o clube austríaco conseguiu uma vitória pelo placar mínimo de 1 x 0 na ida fora de casa, e isso pode o dar boa vantagem para chegar à semifinal.
Em contrapartida, esse aqui é o duelo de maior desnível dessa fase da Conference League. Isso porque o Celje surpreendeu ao eliminar o Lugano nas oitavas, inclusive tendo se classificado ao mata-mata apenas na última rodada. Mas terá pela frente a Fiorentina, que além de ter sido a 3ª colocada na fase de liga, foi finalista nas últimas duas edições do torneio, e tem um time melhor tecnicamente. Diante de tudo isso, os italianos chegam com uma expectativa muito boa para classificar novamente à semifinal, inclusive por vencer como visitante por 2 x 1 no primeiro jogo.
Por fim, esse é mais um confronto de certo desnível. Em outras palavras, o Jagiellonia Bialystok apesar de ter ficado perto dos oito primeiros, em comparação ao Real Betis tem um time inferior, e isso pode pesar na hora da decisão. Além disso, o time espanhol vem num momento muito positivo, e terá o mando de campo no jogo de volta, o que o deixa com favoritismo maior a classificar, e por ter aberto uma boa vantagem com o 2 x 0 do jogo de ida, tem grande favoritismo a classificar
Abaixo, você confere o mercado para a dupla finalista:
Bem como se pôde ver os favoritos à classificação, no atual momento existem equipes com favoritismo a levantar o título. Ao passo em que os principais nomes foram colocados no início do texto, abaixo você verá o motivo pelo qual três deles se colocam à frente na corrida pela Conference League.
Bicampeão da Champions League e da Europa League, o Chelsea tem a chance de ser o primeiro clube da história a levantar os três principais troféus de clubes da UEFA. Bem como tem o melhor time da competição e cotado como o favoritaço ao título, o time inglês faz uma campanha irretocável, e sendo esse o único título que pode conquistar na temporada, ele é o grande favorito ao título.
Por outro lado, o Real Betis vem de uma melhora significativa nesse segundo semestre, tendo subido na tabela de LaLiga. Além disso, fez uma bela campanha na fase de liga dessa Conference League, e conta também com um bom time a seu dispor. Sabendo da chance de conquistar o primeiro título europeu de sua história, todos os fatores listados aqui o colocam entre os principais candidatos.
Por fim, a Fiorentina vem de dois amargos vices dessa Conference League, perdendo para West Ham e Olympiacos em 2023 e 2024, respectivamente. Fazendo novamente uma boa competição, vê um caminho muito possível para chegar à decisão e tentar agora conquistar o caneco. Portanto, pela força que também tem em seu elenco e por chegar às finais nos últimos dois anos, a Viola é outra forte candidata ao título.
A partir desta edição, a UEFA mudou a maneira como as competições europeias por clubes são disputadas, criando assim mais jogos entre grandes clubes acontecendo de forma prematura, e uma fase a mais no mata-mata.
Nesse sentido, criou-se a chamada “fase de liga”, que consiste em uma disputa em turno único com 36 clubes. Entretanto, diferente da Champions League e da Europa League, todos os times terão seis adversários diferentes em seis rodadas, jogando quatro em casa e quatro fora, enquanto nas outras competições da UEFA são oito rodadas com oito adversários distintos. Nesse sentido, os oito primeiros se classificam diretamente às oitavas de final, do 16º ao 24º para a fase de play-offs, e os que terminarem abaixo são eliminados.
Em suma, não existe mais uma transferência de competições europeias, como havia na fase de grupos no antigo regulamento. Dessa forma, o calendário da Conference League, assim como o da Champions League e da Europa League, se tornou mais atrativo, com mais jogos e acima de tudo com mais confrontos entre os clubes que prometem disputar o título.
Os duelos de quartas de final já têm datas definidas. As partidas de ida acontecerão todas nos dias 10/4, enquanto as de volta também serão todas no dia 17/4.
Antecipadamente, o Stadion Wrocław, estádio do Śląsk Wrocław, na Polônia, será o palco da grande final dessa Conference League.
CONSULTE OS PALPITES PARA DIVERSOS CAMPEONATOS 100% GRATUITOS