Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Última atualização: 18/02/2025

Palmeiras responde nota de atletas e defende uso de gramado sintético

Palmeiras se pronuncia após manifesto de jogadores, que incluiu o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense

O Palmeiras se posicionou em defesa da utilização de gramados sintéticos no Brasil após mobilização de jogadores que pediram o fim do uso do campo de grama artificial nos estádios do Brasil. Vale destacar que o zagueiro do Fluminense, Thiago Silva, está entre os nomes. Além dele, quase todo grupo do Tricolor das Laranjeiras também se pronunciou.

Palmeiras se pronuncia após nota de jogadores

Atualmente, quatro clubes do futebol brasileiro utilizam gramado sintético em seus estádios. O Alviverde, com o Allianz Parque, o Botafogo, com o Engenhão, o Athletico-PR, com a Ligga Arena, e, em breve, o Atlético-MG, com a Arena MRV.

Thiago Silva, do Fluminense, foi um dos jogadores que se manifestaram contra gramado artifical (Foto: Vítor Silva/BFR)

Jogadores de renome internacional também se posicionam. Neymar, Philippe Coutinho, Lucas Moura, Alan Patrick e Gabriel Barbosa também publicaram texto conjunto nesta terça-feira criticando o uso de tais gramados artificiais. Curiosamente, Dudu, ídolo Alviverde e ex-Palmeiras e que agora está no Cruzeiro, também foi um dos jogadores que se pronunciaram.

Em nota oficial, o clube paulista, por sua vez, argumentou que o gramado sintético do Allianz Parque, utilizado desde 2020, é certificado pela FIFA e segue os mesmos padrões de um campo de grama natural em condições ideais. Leia a nota com o posicionamento do Palmeiras abaixo:

Diante da publicação realizada conjuntamente por alguns jogadores contra a utilização de gramados artificiais no futebol brasileiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras esclarece que: – O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado; – Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais; – Diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões; – O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica.