Uma aula de futebol. Assim foi a construção da vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Atlético-MG, neste sábado, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Muito organizado, praticamente não deu chances ao Galo e foi letal nas espetadas no ataque. Os gols foram dos gringos Kevin Serna e Jhon Arias. Com o resultado, o Tricolor foi a 24 e dorme fora da zona de rebaixamento, mas precisa aguardar os demais resultados de domingo para ver se não retornará ao Z4.

Fora de casa, Mano Menezes surpeendeu ao mandar o Flu a campo numa formação diferente, com três zagueiros. O Atlético, mandante, até tentava tomar a iniciativa ofensiva sem, no entanto, conseguir criar reais situações de perigo. O Tricolor, por sua vez, era organizado e preciso. Quando saía, era capaz de incomodar bem a defesa adversária.

 
 
 

O Fluminense ia com velocidade à frente na criatividade de Ganso e a velocidade de Jhon Arias e Kevin Serna. Tanto que Arias chegou a obrigar Everson a fazer boa defesa num chute de fora da área e, depois, Serna entortou Junior Alonso para tocar na saída do goleiro e abrir o marcador.

Em desvantagem, o Atlético teve de “dobrar a aposta” no segundo tempo. O Flu, organizado, seguiu sem ceder chances e sempre atento para aproveitar nos contra-ataques. Com a defesa bem postada, o Galo batia na parede e dava espaços. Kevin Serna chegou a desperdiçar grande chance num lindo lançamento de Jhon Arias. Mas quando foi Arias quem recebeu bola esticada numa cobrança de lateral, aí não teve jeito. Ele protegeu, cortou e bateu no canto. Um justo 2 a 0 para o Fluzão.

Sem compromissos no meio de semana e com a moral de ter vencido um forte adversário em seus domínios, o Fluminense terá um bom tempo para se preparar visando ao jogo do domingo que vem, frente ao São Paulo, no Maracanã. São atuações como essas que mostram ser totalmente possível evitar o temido rebaixamento e ainda dão forças para a sequência da luta pelo bicampeonato da Libertadores.

O Fluminense jogou com: Fábio, Felipe Melo, Thiago Silva e Thiago Santos; Guga, André, Martinelli (Facundo Bernal, 29′ do 2ºT) e Ganso (Lima, 29′ do 2ºT); Kevin Serna (Esquerdinha, 17′ do 2ºT), Jhon Arias e Kauã Elias (John Kennedy, 37′ do 2ºT).