Tricolor venceu fora de casa por 1 a 0
O Fluminense venceu o Once Caldas nesta terça-feira pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Tricolor das Laranjeiras conquistou a vitória fora de casa pelo placar de 1 a 0, com gol de Germán Cano.
Com os mesmos desfalques e pressionado diante da demissão de Mano Menezes na madrugada do último domingo (30), o Fluminense chegou para a estreia na Sul-Americana em busca de um resultado para acalmar os ânimos. O auxiliar Marcão foi o comandante da equipe na beira do campo.
Em seu primeiro ato como treinador do Fluminense, Marcão não quis fazer mudanças. Ele repetiu o mesmo time que foi facilmente superado pelo Fortaleza no último sábado (29). Isso, inclusive, preocupou bastante a torcida tricolor.
Escalação do Fluminense contra o Once Caldas: Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Arias; Serna, Canobbio e Cano.
O jogo já começou preocupante para o Fluminense. Já aos dois minutos, o Once Caldas conseguiu uma boa chance. O fraco lado esquerdo do Tricolor permitiu o cruzamento e o atacante adversário finalizou para a defesa de Fábio.
Perdido, o Fluminense era facilmente dominado pela equipe colombiana, demostrando a fragilidade do lado esquerdo defensivo. Gradualmente, o Tricolor foi se encontrando na partida. Arias, mesmo apagado, conseguia aparecer sendo um dos mais agressivos, assim como Canobbio, que corria por todo o campo.
Arias, com isso, fez um belo cruzamento pela direita para Germán Cano cabecear no cantinho do goleiro Aguirre. O gol deu mais confiança ao time, contudo, perto do final da primeira etapa, o Tricolor deu muitos espaços para o Onde Caldas.
Para o segundo tempo, Marcão estava satisfeito. Não fez alterações no time. O Tricolor das Laranjeiras continuava preocupando. Martinelli chegou a errar duas vezes e quase o clube colombiano marcou. Caso os atacantes rivais tivessem mais qualidade nas finalizações, o empate poderia ter ocorrido.
Marcão finalmente, aos 20 minutos, resolveu mudar. Rubén Lezcano e Kevin Serna entraram. Deixaram a equipe Lima e Agustín Canobbio. Em seguida, Bernal entrou na vaga de Hércules. Após as mudanças, o Fluminense parecia ter mais fôlego. Tanto que é que dois marcadores rivais foram advertidos em jogadas rápidas de contra-ataque.
Atuando na ponta-esquerda, Jhon Arias quase fez um golaço. O colombiano venceu a marcação e partiu para dentro da área. Na finalização, no entanto, fuzilou para fora. Uma pena. A equipe de Marcão controlava a partida até aqui e parou de levar sustos, dominando as ações.
O fraco lado esquerdo da defesa, contudo, não dava tranquilidade. Renê levou mais uma bola nas costas. O Tricolor poderia tentar mais o ataque, mas priorizava a posse e passes para o lado. Nas últimas duas substituições, Everaldo e Samuel Xavier entraram nos lugares de Germán Cano e Guga.
Aproveitando o cansaço do Once Caldas, o Fluminense finalmente tentou chegar ao segundo gol. Lezcano mandou na trave após grande assistência pela direita de Serna. O jovem paraguaio deixou mais uma vez uma boa impressão. Pouco antes do término do duelo, o Tricolor ainda perdeu diversas chances de matar o jogo.
A estratégia de esperar o adversário para chegar ao gol em saídas em contra-ataque pode ser útil, mas não em um time repleto de fragilidades defensivas e que também ainda depende de poucos jogadores com faro de gol.
O próximo jogo do Fluminense, que ainda não tem o seu novo treinador definido, será diante do Red Bull Bragantino neste domingo (6), às 16h (horário de Brasília). O compromisso será válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.