Em publicação no seu site oficial, o Fluminense, intitulando-se como “o mais carioca do Rio”, parabenizou a cidade pelos seus 450 anos, completados neste domingo, dia 1º de maio.
Veja a íntegra da publicação do Fluminense em homenagem à Cidade Maravilhosa:
“Hoje, dia primeiro de março, é de celebração para a cidade do Rio de Janeiro e também para o Fluminense Football Club. Não poderia ser diferente. Na condição de clube mais carioca do Rio, o Tricolor foi responsável por revolucionar a história e a cultura da Cidade Maravilhosa que acaba de completar 450 anos.
O Fluminense Football Club introduziu o futebol na cidade, que era dominada pela prática do remo e do cricket. A popularidade do esporte bretão atualmente dá o tom da façanha do clube de Oscar Cox.
Páginas importantes da história da cidade passaram pela Rua Álvaro Chaves, 41. O estádio das Laranjeiras foi a primeira casa da Seleção Brasileira, que nunca perdeu por ali. Mesmo lugar em que foi realizada a missa campal de inauguração do Cristo Redentor, cartão postal da cidade, em 1931.
A própria expressão “Cidade Maravilhosa” foi criada pelo escritor Coelho Neto, pai do multiatleta do Tricolor, João Coelho Neto, o Preguinho. Por sua vez, a mais carioca das canções, “Garota de Ipanema”, foi composta pelo torcedor do Fluminense Tom Jobim.
O primeiro gol do Maracanã foi de Didi, então atleta do Fluminense, num jogo disputado entre Cariocas e Paulistas, em 1950. E o primeiro gol do novo Maracanã foi feito por Fred, em amistoso do Brasil contra a Seleção da Inglaterra, em 2013. Alex Dias, também do Fluminense, marcou o primeiro gol do Engenhão em clássico realizado entre Fluminense e Botafogo, em 2007.
O Tricolor Carioca é apaixonado pelo Rio de Janeiro. Prova disso é que no Fla-Flu de 1995, do antológico gol de barriga de Renato, havia a inscrição “Ame o Rio” no uniforme. O Fluminense Football Club parabeniza o Rio de Janeiro pelos 450 anos e agradece a Cidade Maravilhosa pela oportunidade de protagonizar partes importantes desta linda história.”