A reestreia de Fred pelo Fluminense não foi das melhores. Afinal, numa noite complicada, o Tricolor foi derrotado por 3 a 0 para o Volta Redonda, domingo, no Engenhão. O atacante, inclusive, foi substituído no intervalo. Segundo Odair Hellmann, isso já estava programado.
Como o camisa 9 vinha de longa inatividade (sua última partida havia sido no ano passado), o treinador havia definido que ele seria trocado no decorrer da partida.
– Foi a única coisa que consegui manter do que foi planejado foi isso. Fazer a substituição do Fred no intervalo. Tínhamos programado para que ele jogasse por 45 minutos. O jogo naquele momento impunha jogadores de velocidade, porque já estávamos atrás do placar, com desgaste, com cansaço já acontecendo. Então, além de já estar programado, criamos a possibilidade para colocar jogadores com outras características. Já tinha conversado com ele que seriam 45 minutos, no máximo 60 se as circunstâncias do jogo estivessem numa normalidade. Mesmo as circunstâncias não sendo favoráveis para ele, Fred participou bem da partida. Fez bons pivôs e esteve presente na área em algumas oportunidades para concluir, mas importante é que participou bem em movimentação. E fez boas jogadas para que pudéssemos puxar contra-ataque e fazer transição. Mas é primeiro momento. Está começando os trabalhos. Combinamos de fazer 45 ou no máximo 60 minutos, porque ele já vinha de tempo sem jogar, tem os três meses, então vamos buscar essa progressão de forma gradativa – explicou.