No comando do Fluminense desde o início do ano, Odair Hellmann afirma ter como prioridade dar padrão de jogo à equipe, independentemente das peças que manda a campo. Claro que cada partida tem sua peculiaridade, mas o técnico procura deixar todos os jogadores preparados para manter a ideia e organização coletiva.
Ainda a respeito do trabalho desenvolvido no Fluminense, Odair conta que não passa ao elenco que tem de ficar em determinada posição na tabela, ou uma meta de pontos a serem alcançados. O pensamento é sempre o de desenvolver o padrão tricolor. O resto vem como consequência.
— O que passo desde o início do trabalho é assim. Trabalho da mesma forma com todos, desde o menino que está lá treinando ao jogador que está iniciando as partidas. Procuramos ter um conceito, ideia de jogo consolidado para todos estarem preparados para fazer os movimentos. Futebol se tem ideia, mas tem de construir dentro das características de grupo. Estamos tentando fazer isso dentro do processo e isso gera confiança. Não falo para eles que tem de ficar no G4. A busca é por fazer bons jogos, criar dificuldades para os adversários. Você assim consegue resultado e gera confiança para se manter na briga. Para se manter ali é um processo difícil, duro. Temos de fazer cada final para continuar brigando ali em cima – disse em entrevista ao SporTV.