Nesta terça-feira, o Fluminense entrou em campo contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, com o objetivo de reverter o resultado negativo da partida de ida. O Tricolor precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença, já que foi derrotado por 1 a 0 na ida, mas fez mais do que isso. Em noite de gala do “Vovô garoto” Nenê, o Fluzão goleou o adversário por 3 a 0 com três do veterano, que destruiu com o jogo e classificou o Time de Guerreiros.

Precisando do resultado, o Flu começou marcando pressão a saída de bola da equipe adversária, mas encontrava dificuldades na criação e, principalmente, em furar o bloqueio dos catarinenses. Quando escapava, faltava capricho, como na jogada em que Egídio recebeu com liberdade pelo lado esquerdo, mas demorou demais para cruzar e acabou bloqueado pela zaga.

Se com a bola rolando estava complicado, a bola parada poderia ser a solução. E foi ela que abriu o placar para o Tricolor. Em cobrança frontal a grande área, Nenê bateu, a bola desviou na barreira e morreu no ângulo do goleiro Sidão, que sequer esboçou reação. Um golaço! 1 a 0 Fluzão, aos 15′. Como o resultado ainda levava a decisão para os pênaltis, o Flu ainda precisava de, no mínimo, mais um.

Antes do fim da primeira etapa, Evanilson teve duas chances cara a cara, mas desperdiçou ambas. Na primeira, tentou dominar e acabou adiantando muito a bola. Já na segunda, chutou fraco nas mãos do goleiro Sidão. Duas bolas que o centroavante não costuma perder. O Figueirense, por sua vez, só ameaçou em chutes de longa distância, que obrigaram Muriel a fazer boas defesas.

No segundo tempo, o Tricolor voltou tentando trocar passes com calma para buscar o segundo gol. Do outro lado, os catarinenses resolveram não ficar muito atrás e sair mais para o jogo. Em uma tabela, Marquinho saiu cara a cara com Muriel, que salvou o Flu. Três minutos depois, aos 9′, o “Vovô Garoto” entrou em cena novamente. Em chute de fora da área, contou mais uma vez com desvio na zaga para ampliar: 2 a 0.

Com o placar agora ao seu favor, mesmo assim, o Time de Guerreiros não sentou na vantagem. Sem a ansiedade de buscar o resultado, o Flu seguiu no mesmo ritmo, sem dar muitas chances ao adversário. O golpe de misericórdia veio aos 35′. Ganso achou Yago dentro da área, que foi atropelado pelo zagueiro. Pênalti para o Fluzão! Nenê bateu com a categoria de sempre para fechar o placar com um “hat trick”: 3 a 0.

Classificado para a quarta fase da Copa do Brasil, o Tricolor agora aguarda a definição do seu adversário, que será definido por meio de sorteio. Antes disso, porém, o Flu encara o Vasco no próximo sábado, pelo Brasileirão, também no Maracanã, e buscará sua terceira vitória para entrar no G6.

O Time de Guerreiros entrou em campo com: Muriel, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri (Yago 13’/2ºT), Dodi e Nenê; Michel Araujo (Wellington Silva 40’/2ºT), Marcos Paulo (Paulo Henrique Ganso 31’/2ºT) e Evanilson (Fred 39’/2ºT).