Quase eliminado na semifinal do Carioca para o Botafogo e salvo por Germán Cano aos 51 minutos do segundo tempo, o Fluminense teve uma atuação muito questionada naquela partida. A partir dali, porém, a equipe renasceu. Fez grandes jogos contra o Flamengo na final e na estreia da Sul-Americana contra o Oriente Petrolero. O motivo disso? Abel Braga, técnico tricolor, comentou em entrevista.
– O que mudou (do jogo do Botafogo para cá) é uma evolução de produção. Eu não concordo quando vocês falam que a primeira partida não foi boa, o segundo jogo não foi, o Botafogo não nos deixou jogar. E no jogo contra o Flamengo nós tínhamos tido o exemplo dos dois gols de vantagem. Então nós crescemos na confiança, na personalidade – disse ele, acrescentando:
– Somos uma equipe que hoje se aproxima muito mais da bola, muito mais do companheiro, então estamos evoluindo. Hoje, por exemplo, fizemos o primeiro gol em um momento no qual o jogo não estava bom para nós. Mas sabemos que, em qualquer situação, temos jogadores que fazem a diferença, alguém que pode chegar e marcar. Então nós podemos sofrer, mas evolução está boa e tomara que continue – concluiu.