(Foto: Divulgação Conmebol)

Na sétima posição na tabela do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está a um ponto da zona de classificação para a Taça Libertadores de 2021. Pelo menos para a fase preliminar, que antecede a fase de grupos da competição intercontinental. A chamada Pré-Libertadores, porém, é traiçoeira, e já derrubou alguns clubes brasileiros como Corinthians (2011 e 2020), Chape (2018) e São Paulo (2019).

Mais grave do que isso é que, na próxima temporada, se um clube for eliminado ainda na penúltima fase da Pré-Libertadores, além de não avançar para a fase de grupos do torneio, não conquista sequer uma vaga na Copa Sul-Americana. Ou seja, deixa de disputar torneios intercontinentais na temporada. Vale lembrar que a Copa Sul-Americana de 2021 terá mudanças em seu regulamento.

 
 
 

O torneio, assim como a Libertadores, terá fase de grupos, com quatro clubes em cada grupo, classificando-se apenas o primeiro colocado de cada chave. Para esta fase, os quatro eliminados da última fase da Pré-Libertadores entram. Aqueles que ficarem pelo caminho na penúltima fase, como dito, não terão vagas. Já nas oitavas, além dos oito primeiros de cada grupo, os oito 3º colocados dos grupos da Liberta também terão vaga direta.

Dessa forma, caso o Flu conquiste uma vaga na Pré-Libertadores terá que, obrigatoriamente, passar da primeira fase que disputar para garantir, ao menos, uma vaga na Sul-Americana em caso de eliminação. Se cair na última fase da Pré-Liberta, entra na fase de grupos da Sul-Americana. E se avançar para a fase grupos da Liberta, entra direto nas oitavas da Sul-Americana se terminar na 3ª colocação do grupo.

Confuso? Confira abaixo, em detalhes, como funcionará:

Fase de grupos da Sul-Americana de 2021: 
– 16 times da fase preliminar (fase mata-mata que contará com clubes de todos os países da América do Sul, menos Brasil e Argentina)
– 6 times do Brasil (Do 7º ao 12º do Brasileirão de 2020)
– 6 times da Argentina
– 4 eliminados da última fase da Pré-Libertadores (os eliminados da fase anterior não terão vaga)
Total: 32 clubes, divididos em oito grupos de quatro

Oitavas de final da Sul-Americana de 2021: 
– Os 8 primeiros colocados de cada grupo da Sul-Americana
– Os 8 terceiros colocados eliminados de cada grupo da Libertadores
Total: 16 clubes