Novo regulamento prevê punição até para quem jogar amistoso sem autorização da Ferj

A aparente calmaria entre Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Fluminense e Flamengo pode acabar muito em breve. O Regulamento Geral de Competições (RGC) para o biênio de 2017-18, publicado na quinta-feira pela entidade prevê multas milionárias para quem participar de “competição não oficial, partida amistosa (…) ou equivalente, sem a devida autorização da Ferj”. Este é justamente o caso da Primeira Liga.

Em 2016, Fluminense e Flamengo tentaram driblar o veto da Ferj sob a alegação de que não estavam disputando uma competição amistosa e sim partidas amistosas. O novo problema é que no regulamento do Campeonato Carioca até isso está previsto como passível para punições. Os dois clubes já confirmaram suas participações na Liga em 2017.

 
 
 

“Caso qualquer associação da série A não faça jus ou não tenha direito à quota de Televisão, a multa a que se refere a alínea “a” do inciso I deste artigo fica estabelecida em cinco milhões de reais no caso de clube grande (Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense) e em hum milhão e quinhentos mil reais, para os demais clubes”, diz o parágrafo 8º referente ao artigo 7º do RGC.

Em nota enviada ao canal “ESPN”, a Ferj alegou que “não há ameaça a nenhum clube e nem artigo do Regulamento Geral de Competições (RGC) direcionado especificamente a este ou aquele”.