A excelência com que o Fluminense desenvolve Moleques de Xerém se reflete nos resultados conquistados pelo clube nas competições de base do Estado. Reconhecido pela formação de jogadores, o Tricolor chegou à final da Copa Rio Sub-15 e Sub-17 em todas as edições desde que o torneio, reformulado, voltou a ser disputado, em 2021.
– Estamos extremamente orgulhosos da presença contínua do Fluminense nas finais da Copa Rio Sub-15 e Sub-17 desde 2021. É mais um reflexo do comprometimento e da dedicação dos nossos jovens, bem como do trabalho incansável de todos os profissionais envolvidos no processo de formação desses talentos – exaltou o diretor executivo Antônio Garcia.
Bicampeão entre os mais novos e primeiro vencedor do campeonato em novo formato entre os mais velhos, o Flu é o único clube a decidir as três finalíssimas após o hiato da competição. Nas ocasiões de título, a molecada superou o Vasco: em 2021, com o Sub-17, e em 2022 e 2023, com o Sub-15.
– Foram conquistas importantes, mas continuamos focados na busca pelo sucesso das categorias de base do clube, cumprindo o objetivo de investir no desenvolvimento de seres humanos e atletas de alto nível – complementou o dirigente.
A atual temporada marcou também a estreia da versão Sub-16 da Copa Rio, vencida pelos Moleques de Xerém. A vítima, neste caso, foi o Botafogo. Ainda neste ano, o Fluminense vai disputar o torneio com o Sub-20. O certame, anteriormente denominado como OPG, começa nas oitavas de final para o Tricolor, cujo adversário sairá do confronto entre Bonsucesso e Cabofriense.