O Fluminense tem uma dura missão neste domingo, no Maracanã. Precisa vencer o Flamengo por pelo menos dois gols de diferença para reverter a vantagem da partida de ida, vencida pelo Rubro-Negro, por 2 a 0, e ter uma chance de conquistar o bicampeonato carioca. Em caso de vitória por dois gols de diferença, o campeão sairá nos pênaltis.
Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, nos últimos 30 Fla-Flus disputados, apenas três terminaram com resultado que serve para o Tricolor neste domingo. Na final do Carioca de 2022, o Time de Guerreiros bateu o rival por 2 a 0, com dois gols de Germán Cano. Já pelo Brasileirão de 2021, o Tricolor venceu por 3 a 1, com dois gols de John Kennedy e um de Abel Hernández.
O único resultado que serviria para o Tricolor ser campeão direto, sem pênaltis, aconteceu no Carioca de 2018, quando o Fluminense goleou o rival por 4 a 0. Se for um pouco mais para trás, o Tricolor também venceu o rival por 3 a 0 pelo Carioca de 2014 e por 4 a 1 pelo Carioca de 2008, o famoso Fla-Flu do “Créu” de Thiago Neves.