Atualmente no DC United (EUA), Gabriel Pirani revelou em entrevista à ESPN o motivo pelo qual, mesmo grato ao Fluminense por sua curta mas importante passagem, escolheu a transferência rumo aos Estados Unidos. O meia estava emprestado ao Tricolor pelo Santos até o fim do ano, quando aceitou a proposta para reforçar o clube americano.
— Foi tudo muito rápido, mas entendi que seria melhor sair. Sou muito grato ao Fluminense e optei por um planejamento de carreira que me cativou. Eles mostraram as condições do clube, como poderia me desenvolver sendo protagonista um pouco mais rapidamente – disse, complementando:
— Trabalhar com o Rooney (ex-atacante inglês e atual treinador do DC) foi um dos motivos que me fez vir para cá. Ele foi um jogador extraclasse e acompanhei muitos vídeos da carreira dele. Toda a comissão técnica e o elenco tentam falar comigo em português.
Pelo Fluminense, Gabriel Pirani disputou 24 jogos e fez dois gols, um deles foi o da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Flamengo que valeu ao Tricolor o título da Taça Guanabara. Foi campeão carioca.