Após o quarto lugar na Copa do Mundo, Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção. Atrás de um substituto, a CBF estuda a possibilidade de contratar um brasileiro em atividade fora do país. Neste contexto, Cuca, com duas passagens pelo Fluminense, ganha força, pois é o profissional mais famoso longe do território nacional.
Valorizado após conquistar a Copa Libertadores com o Atlético-MG no ano passado, Cuca se transferiu para o Shandong Luneng, da China. Outro brasileiro que atua fora do país na função é Toninho Cerezo, do Kashima Antlers, do Japão, mas este não pode nem sequer ser considerado para o cargo.
No Brasil há treinadores famosos sem emprego, como o também ex-tricolor Vanderlei Luxemburgo, Tite, ex-Corinthians, e Paulo Autuori, cuja passagem mais recente foi no Atlético-MG.
Pelo Fluminense, Cuca conquistou o carinho da torcida ao comandar o time na incrível fuga do rebaixamento para a Segunda Divisão em 2009, quando assumiu o Tricolor em condição crítica com os matemáticos cravando a equipe com 99% de chances de cair.