Derrotado em campo, São Paulo tentará agir fora dele (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

A diretoria do São Paulo tentará anular o jogo em que foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube paulista irá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nos próximos dias, após a divulgação das imagens e áudios do VAR da partida.

Na visão dos paulistas, o primeiro gol do Fluminense, marcado por Kauã Elias, consiste num erro de direito cometido pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli. A informação foi publicada pela Folha de S.Paulo.

 
 
 

O lance em questão teve uma falta de Calleri em Thiago Santos assinalada pelo auxiliar. Após o árbitro supostamente dar vantagem, Thiago Silva parou a bola com a mão para bater a falta. Paulo Cesar Zanovelli conferiu no VAR e entendeu que não houve infração e confirmou o gol. Isso porque ele deu sinal de falta na jogada.

Num primeiro momento, o São Paulo não pretendia pedir anulação, mas reconsiderou após divulgação das imagens mesmo com os dirigigentes entendendo que dificilmente tal pedido seria atendido. O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê a possibilidade de um jogo ser anulado quando o árbitro deixa de cumprir as regras do futebol.

O entendimento é que no próprio código, no contexto mais amplo, decisões do tipo são muito difíceis para preservar a integridade do torneio. Porém, a diretoria do São Paulo entende ser importante acionar o STJD para marcar uma posição.