Globo fez 19 pontos no Rio com estreia do Fluminense (Foto: Nelson Perez - FFC)

Se as cotas de TV pagas aos clubes são absurdamente distintas, Fluminense e Flamengo, pelo menos levando em consideração a primeira rodada dos últimos Campeonatos Brasileiros, renderam à Rede Globo os mesmos números na audiência. Se em 2015 o rival, jogando contra o São Paulo, outro gigante do futebol nacional, anotou 19 pontos percentuais para a emissora, o Tricolor, diante do América-MG, mais modesto e com menos torcida, igualou a marca nesta temporada.

Por outro lado, desta vez não houve concorrência, pois a Band saiu de cena e parou de transmitir a competição. No ano passado, teve 2 pontos percentuais com a transmissão de São Paulo e Flamengo. Já em 2016, passou o desenho Os Simpsons e marcou um ponto.

 
 
 

Em São Paulo, com a transmissão de Corinthians x Grêmio, a Globo teve 22 pontos na audiência.

Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.