Treinador comandou diversos jogadores tricolores e até o auxiliar-técnico Marcão
Renato Gaúcho está de volta ao Fluminense para sua sexta passagem como treinador. E ele reencontrará diversos velhos conhecidos no clube. Até porque, treinou muitos jogadores tricolores (seja no Flu, como Thiago Silva, ou outras equipes). Até mesmo o seu auxiliar-técnico Marcão. É o que mostra a reportagem do site ge.
Do elenco atual, Renato Gaúcho já treinou seis jogadores. Foram eles Thiago Silva, Thiago Santos, Manoel, Everaldo, Lima e Renê. Marcão, auxiliar técnico, também teve o atual treinador tricolor como seu comandante no próprio Fluminense. Confira os detalhes:
Thiago Silva
O zagueiro e capitão do Fluminense entrou nos holofotes do futebol brasileiro pela primeira vez nas temporadas 2007 e 2008. Foi sob o comando de Renato que se destacou na campanha do título da Copa do Brasil e, posteriormente, do vice da Libertadores.
Renato e Thiago voltam a se encontrar após 17 anos. A última vez que trabalharam juntos foi no dia 10 de agosto de 2008, quando o treinador foi demitido pelo Fluminense após uma derrota para o Ipatinga na 19ª rodada do Brasileirão daquele ano. Pouco mais de um mês após a perda do título continental.
Thiago Santos
O zagueiro Thiago Santos foi quem mais recentemente teve contato profissional com o treinador. Ele era comandado por Portaluppi no Grêmio quando aceitou a proposta do Tricolor das Laranjeiras para se mudar para o Rio de Janeiro.
Juntos conquistaram o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha em 2021 e em 2023. O treinador lamentou muito a saída do, à época, volante, que sofria com as críticas da torcida gremista, e o homenageou no vestiário.
Renê
Renato Gaúcho também trabalhou com o lateral-esquerdo Renê na curta passagem que teve pelo Flamengo, em 2021. Durante o período foi, na maior parte do tempo, reserva de Filipe Luís, hoje treinador do Rubro-Negro.
Juntos foram vice-campeões da Libertadores daquele ano ao perder a final para o Palmeiras no Estádio Centenário, em Montevidéu, com gol de Deyverson. Renê começou aquela partida no banco de reservas, mas entrou no lugar de Filipe, que saiu machucado.
Lima
O meia nascido em Araçatuba se transferiu do Tanabi para o Grêmio ainda na base. A ascensão ao time profissional foi justamente na equipe gaúcha, na qual permaneceu entre 2015 e 2020. Estreou no profissional em 2017, sob comando de Renato.
Depois de disputar duas partidas no Brasileirão, foi emprestado ao Ceará. Voltou no ano seguinte, conquistou a Recopa Sul-Americana e disputou 21 partidas antes de deixar o clube em 2019, para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Everaldo
Everaldo começou a fazer a transição do sub-20 para os profissionais do Grêmio entre 2010 e 2011, período em que Renato Gaúcho também esteve no clube como treinador. Em 2020, o jogador chegou a ter um retorno especulado no clube, quando Renato estava no cargo.
Manoel
Em 2011, Renato Gaúcho teve uma passagem pelo Athletico-PR após deixar o Grêmio. Lá, ele trabalhou com Manoel, que tinha 21 anos na época e estava surgindo no futebol brasileiro.
Marcão
Hoje auxiliar técnico fixo do Fluminense, Marcão vai ajudar Renato na integração com o elenco em meio a uma sequência de partidas nos meios e finais de semana. Antes de deixar os gramados, o então volante foi comandado pelo gaúcho no começo da carreira.
Eles trabalharam juntos na segunda passagem de Renato como treinador tricolor, entre os anos de 2002 e 2003. Juntos foram semifinalistas do Brasileirão de 2002, eliminados pelo Corinthians.
Eles voltaram a trabalhar juntos já fora dos gramados. Na última passagem de Portaluppi pelo clube, Marcão iniciava a carreira como membro da comissão técnica.