Além da normal rivalidade entre Fluminense e Flamengo, o clássico de domingo, no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará em campo dois antigos rivais dos tempos de futebol espanhol: Marcelo e Filipe Luís. Por lá, o lateral-esquerdo tricolor levou enorme vantagem sobre o rubro-negro.
Marcelo passou muitos anos no Real Madrid. Filipe Luís teve uma passagem pelo Deportivo La Coruña antes de chegar ao Atlético de Madrid. Foram 16 partidas no total (três com Filipe Luís no La Coruña) e dez vitórias de Marcelo, quatro empates e dois triunfos para o hoje jogador do Flamengo.
Uma das vitórias de Filipe Luís foi pelo La Coruña na estreia no Campeonato Espanhol de 2008/2009 e outra na semifinal da Liga dos Campeões. Porém, o segundo triunfo não foi suficiente para tirar o Real Madrid de Marcelo da decisão.
Na Espanha, Marcelo se tornou o jogador mais vitorioso do Real Madrid ao lado do atacante francês Benzemá. São 25 conquistas, sendo cinco da Liga dos Campeões, quatro no Mundial de Clubes e seis campeonatos espanhóis.
No retorno ao Brasil, o lateral-esquerdo foi decisivo na conquista do título estadual deste ano. Ficou no banco na ida da final contra o Flamengo, pois havia acabado de chegar. O Fluminense perdeu por 2 a 0. Titular na volta, fez o primeiro gol da goleada de 4 a 1.