Há exatos 25 anos, o Fluminense vencia o Campeonato Carioca de forma histórica. Superando o favorito Flamengo (que jogava por empate) na última rodada do octogonal final com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. Personagens daquela conquista, Ailton e Ronald contaram um pouco de como foi aquele jogo e o próprio Estadual.
Ailton conta que o Fluminense estava desacreditado na competição.
— O grupo estava sofrendo muito, todos sabiam da situação do clube. A mídia não confiava e ninguém acreditava no nosso plantel. Era improvável que o Fluminense pudesse chegar à final. Oscilamos muito dentro da competição, eu acho que por conta disso, demos margem para que a desconfiança surgisse. Mas é muito bom superar tudo isso com um grupo maravilhoso, que deixou de lado a parte financeira e focou somente em conquistar o título. Um time de guerreiros, simples e de pessoas renegadas. Tenho certeza que nós escrevemos o nosso nome na história do clube – relembra.
O Flamengo começou o octogonal com três pontos ganhos: dois por ter vencido o primeiro e o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo B e um pela conquista da Taça Guanabara. O Vasco iniciou o octogonal com um ponto extra, por ter vencido o primeiro turno da fase classificatória do Grupo A. Já o Botafogo, chegava também com um ponto, por ter vencido o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo A. O Flu, por sua vez, fez uma campanha de superação.
Na partida decisiva diante do principal rival, chegou a abrir 2 a 0 (com Renato e Leonardo), mas viu o Fla empatar (com Romário e Fabinho) e ficar perto do título. Depois do primeiro gol rubro-negro, um jogador de casa lado foi expulso (Sorlei, do Flu, e Marquinhos, do adversário). Posteriormente, o lateral-esquerdo Lira, também tricolor, ganhou vermelho ao dar entrada forte em Fabinho.
Perto do fim, Ailton entrou driblando e chutou para Renato Gaúcho mandar de barriga no fundo do barbante.
— O gol surgiu de uma forma que eu tinha falado com o Ronald, eu disse para ele que só tinha um jeito de vencermos esse jogo. Eu iria ficar aberto na direita e quando ele pegasse na bola tocaria em mim. Eu saí driblando e quando vi era o Charles na minha frente, eu iria chutar, mas ele me fechou, cortei para um lado e para o outro e finalizei, ela resvala no Renato e sai o gol, o gol do título – explica Aílton.
Ronald confirma a profecia de Ailton:
— Normalmente o lateral toca e faz a ultrapassagem, fiz o que ele me pediu e deu na maravilhosa jogada em cima do Charles Guerreiro. A sensação foi mágica, jogar no Maracanã e ser campeão. As dificuldades existiam, mas vim de um clube considerado pequeno e acostumado com elas. O que a imprensa falava na época serviu como motivação para todos do grupo. Conseguimos formar uma família unida, superando todos que eram contra.
Home Campeonato Carioca No aniversário de 25 anos, Ailton e Ronald recordam conquista do Estadual...
No aniversário de 25 anos, Ailton e Ronald recordam conquista do Estadual de 1995
Fluminense fez história com o título do Carioca no famoso episódio do gol de barriga de Renato Gaúcho