O site “Goal” revelou bastidores da negociação envolvendo Nathan/Fluminense. Segundo o portal, Nathan foi comunicado ao menos duas vezes pela diretoria do Atlético-MG que não seria aproveitado pela comissão técnica de Eduardo Coudet em 2023.
A cronologia dos fatos se dá com o meia acertando com o Fluminense a permanência antes do início das férias. A partir daí, os clubes passaram a negociar o que acabou concretizando as chegadas de Vitor Mendes, Keno e Guga. Em 12 de dezembro o acordo foi acertado pelos quatro atletas. O negócio de Nathan estava avaliado em R$ 1 milhão e o Flu arcaria com seu salário na faixa de 500 mil reais mensais.
Apesar disso, em 14 de dezembro, Nathan se reapresentou com o restante do elenco na Cidade do Galo. Neste dia, ouviu que estava fora dos planos e não precisaria participar das atividades com o restante do elenco.
Quase duas semanas depois ainda sem acordo salarial com o Flu para o novo empréstimo, Nathan recebeu nova notificação dizendo que estava fora dos planos do Galo em 26 de dezembro. Na ocasião, o clube avisou formalmente ao jogador que, se não chegasse a um acordo com o Tricolor, poderia estender as férias até 13 de janeiro.
Segundo apurou o NETFLU, o jogador queria a certeza de obter mais chances na equipe titular do Fluminense. Com as últimas contratações, entendeu que não teria espaço no time principal e ficou aguardando uma proposta de outra equipe, pois também já estava ciente de que o novo técnico do Galo não pretende aproveitá-lo. A equipe de Minas ainda soltou uma nota oficial reiterando este fato. O Vasco é um dos clubes a monitorarem o atleta.