Nascido no Congo e naturalizado brasileiro, o meio-campista Metinho Silu, de apenas 17 anos, foi chamado por Tite para completar os treinos da Seleção Brasileira. Mas a relação entre a família Silu e o futebol brasileiro começou bem antes de Metinho dar seus primeiros chutes em campos país afora.
Diante de um contexto de perseguições e intolerância, o pai de Metinho, seu Abel Silu, deixou a República Democrática do Congo em 2004. O jovem tinha apenas um ano de idade quando cruzou o Oceano Atlântico no colo do pai. Apaixonado pelo estilo de jogo brasileiro, Abel nutria o sonho de ver a família crescer no futebol verde e amarelo.
Com passagem pelas categorias de base do Madureira, Metinho se encontrou mesmo quando foi chamado pelo Fluminense. Em Xerém, ganhou espaço, notoriedade e foi se tornando uma das grandes promessas de um tradicional centro de futebol do país. Foi através do clube, aliás, que o meio-campista descobriu que teria a oportunidade de treinar com a Seleção Brasileira.
– Eu estava dormindo, acordei 8h30 e estava uma mensagem do Fluminense falando do período de treinos, com o meu nome e do Luiz Henrique (para a Seleção). Não acreditei que era verdade, fiquei muito feliz. Na hora, falei para o meu pai e ele também comemorou muito. É um sonho. Os jogadores com os quais eu jogava no videogame estão aqui. Estou realizando meu sonho e o sonho do meu pai – disse ao site da CBF.
Nascido no Congo, Metinho alimenta sonho de servir à Seleção
Atleta do sub-17 do Flu não esconde a alegria de treinar com a seleção principal