Em uma noite especial, de aniversário de 122 anos e com estreia de Thiago Silva, não poderia haver momento melhor para o renascimento. Xerém salva! E com gol de Kauã Elias, no segundo tempo, o Fluminense encerrou o jejum e voltou a vencer no Brasileirão: 1 a 0 no Cuiabá, na Arena Pantanal. Com o placar, deixou a lanterna e agora é o 19° colocado, com 11 pontos, e a seis pontos do último time fora do Z4.

O JOGO

 
 
 

Quando a bola rolou, a primeira boa chance foi tricolor. Diogo Barbosa cruzou e a bola sobrou para Ganso, que finalizou prensado com a zaga e parou nas mãos de Walter. O time da casa revidou com Pitta, que recebeu lançamento em profundidade e obrigou Fábio, com o pé esquerdo, a fazer grande defesa. Apesar dos lances iniciais de perigo, a partida era lenta e pobre tecnicamente.

O jogo era morno, muito concentrado pelo meio-campo e de marcação forte de ambos os times. As melhoras chances nasciam de roubadas de bola e transições em velocidade. Dessa forma foi que Ganso achou lindo passe para Samuel Xavier, que bateu cruzado, mas pegou torto. O primeiro tempo terminou mesmo sem gols diante da ineficiência das equipes.

Na segunda etapa, o Flu se lançou um pouco mais ao ataque, afinal, só a vitória interessava. Em cobrança de escanteio, Thiago Silva escorou de cabeça, seu xará Santos complementou e a bola passou raspando o travessão. Mas o Cuiabá também passou a ter mais espaço e a levar perigo, especialmente com a entrada de Deyverson, que deu calor na defesa tricolor.

O sufoco continuava, até brilhar a estrela de Xerém. Em cruzamento rasteiro de Arias, Ganso fez o corta-luz e Kauã Elias, bem posicionado, balançou a rede: 1 a 0. Com a vantagem, o Flu soube suportar a pressão final do time da casa e voltou a vencer no Brasileirão, algo que não acontecia desde a quarta rodada. Em seu próximo duelo, o Flu recebe o Palmeiras, quarta, no Maracanã.

O Time de Guerreiros foi a campo com: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Alexsander 00’/2°T) e Paulo Henrique Ganso (Nonato 37’/2°T); Jhon Arias, Marquinhos (Keno 15’/2°T) e Germán Cano (Kauã Elias 20’/2°T).