Uruguaio ainda não havia saído do banco no Fluminense com o treinador
O atacante Joaquín Lavega, enfim, fez sua estreia com a camisa do Fluminense neste sábado, na derrota tricolor para o Fortaleza, por 2 a 0, na Arena Castelão, ela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a entrada do atleta não foi em sua posição de origem. Em seu primeiro jogo, Lavega entrou na vaga de Renê para atuar como um lateral/ala pelo lado esquerdo.
A mexida gerou questionamentos por parte da torcida muito em função de declarações passadas do técnico Mano Menezes sobre o jogador. Há mais de um mês no clube, Lavega ainda não tinha saído do banco de reservas sob a alegação de que não seria o melhor momento para que o atleta entrasse com condições de atuar bem.
— Penso em relação aos jogadores da mesma maneira. Sempre que você traz alguém, traz uma expectativa. Eu procuro dar a eles uma condição para que quando eles entrem, que eles entrem bem. Se não, a expectativa vira frustração. Lembra quanto tempo o Fuentes demorou para entrar? Fuentes estava com dificuldade na parte física, tivemos que trabalhar, construir o atleta para essa necessidade que é jogar de três em três dias no Brasil e quando ele entrou foi muito bem. Para os outros também vale a mesma coisa, até um pouquinho mais para os jovens. Tenho muita confiança neles. Todas as contratações a gente discutiu muito. É boa essa parte de ter menos dinheiro porque faz a gente pensar bastante. Todos eles têm coisas diferentes para acrescentar no que a gente precisa para nos transformar em um grupo capaz de lutar por todas as competições — disse o treinador do Fluminense, Mano Menezes, após a goleada por 4 a 0 sobre o Volta Redonda, na semifinal do Carioca, em 2 de março.
Além de Lavega, outra estreia que ocorreu neste sábado foi do meia paraguaio Rubén Lezcano, que não estava inscrito no Carioca e, por isso, não ficou à disposição nos jogos finais diante do Volta Redonda e do Flamengo. Ambos, porém, não conseguiram impedir estreia amarga do Tricolor fora de casa. Na próxima rodada, o Fluminense vai encarar o Red Bull Bragantino, no Maracanã.