O Fluminense anunciou, na quarta-feira, a contratação de Guga, lateral-direito de 24 anos. Na sequência, deverá fechar com mais quatro reforços. Tem encaminhados acertos com o Atlético-MG para as chegadas do zagueiro Natan, por empréstimo, e o atacante Keno, em definitivo. Além disso, negocia com o meia-atacante Lima, do Ceará, e irá, ao que tudo indica, um lateral-esquerdo no mercado. Mostra reportagem do site ge que 2023 será o ano sob a gestão do presidente Mário Bittencourt com o menor pacote de reforços visando a uma disputa de Libertadores.
Com uma espinha dorsal sólida montada em 2022, o clube confia nos remanescentes por uma temporada firme. Do time que terminou o ano como titular, dois foram contratados no começo da temporada (Cano e Fábio), outros dois no começo de 2021 (Manoel e Samuel Xavier), três orinudos da base (Alexsander, André e Martinelli) e outros quatro que chegaram ao clube em outros momentos (Yago, Ganso, Nino e Arias).
Veja os pacotes de contratações da “era Mário” em anos com disputa de Libertadores:
2021: David Braz, Abel Hernández, Cazares, Bobadilla, Manoel, Wellington, Samuel Xavier e Rafael Ribeiro;
2022: Fábio, Cristiano, Cano, Nathan, Pineida, David Duarte, Willian Bigode e Felipe Melo;
2023*: Guga, Keno, Vitor Mendes, Lima e um lateral-esquerdo.
* Só Guga foi anunciado oficialmente. Os outros estão em negociações.
Há ainda um trunfo. Se o técnico Fernando Diniz chegou em abril do ano passado com o elenco já montado, dessa vez ele iniciará o trabalho e faz parte do planejamento para a chegada de novos jogadores.
Para a lateral esquerda, depois da desistência a respeito do chileno Gabriel Suazo, a diretoria monitora o mercado nacional e em países vizinhos na América do Sul.