Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Na briga para sair da fila, Flu conta com técnico dos dois últimos títulos estaduais

Redação

Muito ligado ao Fluminense e segundo técnico com mais jogos na história do clube, Abel Braga foi o escolhido da diretoria para comandar a equipe nesta temporada. E, curiosamente, será o técnico responsável por tentar tirar o Tricolor da fila no Campeonato Carioca. Ele foi o treinador nos últimos dois títulos estaduais. Em 2005 e 2012.

O Fluminense é o segundo maior campeão do estado. Tem 31 títulos. Além de Abel Braga, também foi firme ao mercado e contratou oito reforços: o goleiro Fábio; o zagueiro David Duarte; os laterais-esquerdos Mario Pineida e Cris Silva; o volante Felipe Melo; o meia Nathan e os atacantes Willian Bigode e Germán Cano.

A estreia tricolor no Cariocão Betfair 22 é na quinta-feira, frente ao Bangu, às 20h30, no Luso Brasileiro.

Abel Braga é tetracampeão carioca. Além dos dois títulos com o Fluminense, tem outros dois pelo rival Flamengo. Recorde como foram suas duas conquistas a serviço do Tricolor:

2005: investimento e emoção até o fim
Em 2005, Abel também havia acabado de chegar, e o Fluminense investiu em nomes de peso, como por exemplo o zagueiro Fabiano Eller, o lateral-direito Gabriel, o atacante Leandro e o meia Felipe, que tinha sido o destaque do Carioca do ano anterior pelo rival Flamengo.

O Fluminense começou vencendo o Madureira por 3 a 1 no Maracanã, mas depois amargou uma série de tropeços seguidos, terminou em quarto lugar no Grupo B com apenas cinco pontos e sequer se classificou para as semifinais da Taça Guanabara.

A reação tricolor aconteceu na Taça Rio e teve início com uma goleada por 4 a 0 em cima do America no Maracanã. O Fluminense venceu cinco de seis jogos (só perdeu o clássico para o Vasco de Romário) e se classificou como líder do Grupo B com 15 pontos.

Na semifinal, foi hora da revanche com o Vasco. Depois de um empatou em 1 a 1 no Maracanã, o Tricolor levou a melhor em acirrada disputa de pênaltis por 8 a 7. E na final do returno, aquele implacável 4 a 1 sobre o Flamengo que o torcedor não esquece.

O título da Taça Rio classificou o time de Abel Braga para a decisão do Carioca contra o Volta Redonda, que fez surpreendente campanha e ganhou a Taça Guanabara. A equipe do interior provou que era pedra no sapato dos grandes ao vencer o primeiro jogo da final por 4 a 3. Mas o o Fluminense deu o troco com um 3 a 1 na partida final, com um gol decisivo do zagueiro Antônio Carlos no último minuto.

2012: manutenção e título “tranquilo”
O Fluminense começou a Taça Guanabara com uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Friburguense no Raulino de Oliveira. Mas tropeçou em dois jogos e perdeu o clássico para o favorito Vasco, na época vice-campeão brasileiro, e se classificou com a pior campanha para as semifinais do turno: o Tricolor fez 13 pontos contra 21 do Cruz-Maltino no Grupo B, e contra 15 de Flamengo e Botafogo na Chave A.

Na semifinal, o Fluminense foi buscar o empate de 1 a 1 na reta final contra o Botafogo e levou a melhor na disputa de pênaltis por 4 a 3. Na decisão do turno, foi a hora da revanche com o Vasco, e o Tricolor abriu 3 a 0 no embalo de Fred e Deco. O Cruz-Maltino só conseguiu um gol de honra, e o placar final de 3 a 1 deu a taça e a vaga na final do Estadual ao Tricolor.

Na Taça Rio, porém, o time de Abel Braga voltou a oscilar e já estreou sendo derrotado pelo Resende por 2 a 1 no Raulino de Oliveira. O Tricolor tropeçou mais três vezes, tentou uma reação com duas vitórias no fim, com direito a goleada por 5 a 1 sobre o Olaria, mas terminou em terceiro no Grupo B com 13 pontos e não se classificou para as semifinais do returno.

Na decisão do Carioca, o adversário era o Botafogo, que também desbancou o favorito Vasco na final da Taça Rio. Porém, o Alvinegro não conseguiu fazer frente ao Fluminense, que praticamente definiu o título no primeiro jogo com a goleada por 4 a 1 no Engenhão. A segunda e última partida foi só para “cumprir tabela”, mas o Tricolor voltou a vencer, desta vez por 1 a 0.

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais