Em treinamentos com a seleção olímpica na Granja Comary antes da partida para a disputa do Pré-Olímpico na Venezuela, Alexsander admite que busca uma adaptação à maneira de jogar do técnico Ramon Menezes. O volante do Fluminense comentou as diferenças entre o estilo do treinador da equipe sub-23 do Brasil em relação ao que está acostumado no clube com Fernando Diniz.
— Bastante entendimento de posicionamento, porque trabalhamos muito em plataforma (com troca de posição). É muito diferente do que estou acostumado no clube, então tem que ter bastante, bastante entendimento, para fazer um bom papel. Plataforma é bastante troca de posição, entre meia e ponta — falou.
A estreia do Brasil no Pré-Olímpico será no dia 23 de janeiro, contra a Bolívia. A seleção está no Grupo A e terá pela frente na primeira fase, além dos bolivianos, Colômbia, Equador e Venezuela. O Grupo B é composto por Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
No Pré-Olímpico da América do Sul, as seleções se enfrentam dentro de suas chaves, com as duas melhores de cada se classificando para o quadrangular final, do qual sairão os dois classificados para os Jogos Olímpicos de Paris.