Fluminense é atual bicampeão carioca (Foto: Mailson Santana/FFC)

Bicampeão carioca, o Fluminense, mais uma vez, não será premiado em dinheiro. A ausência de remuneração pelo título ocorre por falta de unanimidade entre os clubes, segundo a Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

O acordo entre os clubes e a Brax, agência que negociou direitos de transmissão do estadual, foi que apenas as cotas de TV seriam pagas à cada equipe. Até cogitou-se uma premiação de R$ 8milhões para o vencedor em reunião entre os dirigentes dos clubes e R$ 1 milhão para o vice, mas a ideia não foi a frente.

 
 
 

No regulamento do Campeonato Carioca consta uma recompensa em dinheiro. O campeão receberia 70% e o vice, 30%, de um montante não especificado no documento. Mas não houve um consenso até o fim da competição que garantisse o prêmio.

Em 2022, como prêmio de consolação, Fluminense acabou ganhando um carro 0km em sorteio realizado pela Ferj com os campeões das demais divisões do Rio de Janeiro. Veja abaixo a nota da Ferj sobre a premiação do Carioca deste ano:

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, durante as negociações da agência Brax Sports Assets e os clubes signatários do contrato para a gestão dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca de 2023, ficou estabelecido que cada equipe receberia integralmente sua cota de TV, sem que houvesse remuneração variável por desempenho esportivo. Dada a falta de unanimidade na adesão ao contrato proposto pela Brax, tal iniciativa garantiu a devida remuneração dos clubes que aderiram ao acordo e, consequentemente, contribuíram para o sucesso comercial e de audiência da competição, proporcionando a certeza da valorização maior para 2024.”