(Foto: Divulgação)

Nos bastidores, o Fluminense se movimenta para trazer o reconhecimento da conquista da Copa Rio de 1952 junto à Fifa como um campeonato mundial. Membro do Flu Memória, Dhaniel Cohen explica a importância do torneio vencido pelo Tricolor.

De acordo com Dhaniel, a disputa da Copa Rio tem para a Fifa o mesmo peso das Taças Intercontinentais até 1999, quando a entidade máxima passou a chancelar e organizar o Mundial de Clubes.

 
 
 

– O Fluminense começou o trabalho de reconhecimento quando pintou o muro do estádio das Laranjeiras com a inscrição “Campeão Mundial de 1952”, em 2011. Hoje, a gente sabe que o torcedor já se considera campeão mundial. Após citações da Fifa, os títulos de 1951 e 1952 tem exatamente o mesmo status das Taças Intercontinentais até 1999, antes do Mundial organizado em 2000 pela Fifa, que, inclusive, é idêntico ao da Copa Rio: mesma fórmula de disputa, mesmas cidades-sede, mesmo número de participantes. A Copa Rio foi uma iniciativa seminal para o que hoje temos como Mundial Interclubes – declarou Dhaniel Cohen, um dos membros do Flu Memória e organizador da exposição e da “Flu Fest”, festa comemorativa aos 115 anos do Fluminense e que terá destaque para o título histórico.

O Fluminense abriu em sua Sala de Troféus nas Laranjeiras uma exposição referente à conquista da Copa Rio de 1952.