Revelação das divisões de base do Fluminense, Douglas desfalcou a equipe por pouco mais de três meses em virtude de uma artrite reativa. Mas afinal, o que é artrite reativa? Coordenador médico do clube, Douglas Santos explica o problema que afastou o volante por tanto tempo.
– É uma síndrome. Existe uma enzima que é medida e é a suspeita desse problema. Chegamos ao diagnóstico por exclusão. É o primeiro caso que vejo em jogador de futebol. Olhar para ele no dia seguinte do jogo dava pena. Inchava as articulações, ficava vermelho, não conseguia andar… Já era para ele estar jogando, mas seguramos um pouco. A evolução é muito boa – contou.
Ainda sobre a doença do volante, Douglas Santos fez elogios ao seu empenho para seguir jogando. O próprio médico ressalta o quão raros são esses casos no futebol.
– Procuramos na literatura e não conseguimos achar em nenhum jogador de futebol. Existe, mas o caso do Douglas é o primeiro que eu vejo relatado. Ele foi um cara persistente. Porque as articulações inchavam, não conseguia andar, muitos remédios para dor. E agora, ele treina, joga e não sente mais nada, evoluiu muito bem – encerrou.