Cria de Xerém, Marlon tem acerto para voltar ao Fluminense por empréstimo de um ano. O zagueiro retorna, segundo mostra reportagem do Lance, após temporada com ótimos números no futebol italiano, onde defendeu o Monza.
O jogador de 27 anos defendeu o Monza em 28 partidas e foi um dos principais passadores da competição. O passe, vale destacar, é fundamento primordial no esquema do técnico Fernando Diniz.
Nos 28 jogos, Marlon teve uma média de 56,7 passes a cada 90 minutos com 92,3% no fundamento, a terceira melhor marca da competição. Só o esloveno Lobotka, do campeão Napoli, com 94,1%, e o francês Adama Soumaoro, do Milan, com 93,2%, foram mais eficientes.
Além disso, Marlon teve 62,7% de acerto na bola longa, sendo o sexto zagueiro no ranking geral. Na Europa, além do Monza, Marlon também acumula passagens por Barcelona (ESP), Nice (FRA), Sassuolo (ITA) e Shakhtar Donetsk (UCR), clube detentor de seus direitos. O jogador será emprestado ao Fluminense até junho do ano que vem sem custos em virtude da guerra da Rússia com a Ucrânia