Marlon assinou com o Fluminense até junho de 2024 (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Por conta de uma expulsão em seu último jogo vestindo a camisa do Monza, da Itália, Marlon terá de cumprir dois jogos de suspensão no Brasil. A nova resolução da Fifa pegou muita gente de surpresa no Tricolor das Laranjeiras.

Ambos os jogos são pelo Brasileirão, mas caso o aviso da Itália demorasse, Marlon poderia ter que cumprir sua suspensão em jogos da Libertadores, segundo o site “Trivela”. A CBF, entretanto, notificou o Fluminense assim que o Transfer Matching System da Federação Internacional de Futebol (também conhecido como TMS FIFA) flagrou as incorrências no registro do jogador.

 
 
 

Ainda conforme a publicação, tudo isso acontece por conta de novas orientações da Fifa no regulamento internacional de transferências, feitas em 2021. Também por isso, não houve outros casos como o de Marlon.

Embora o jogador esteja regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o Tricolor não poderá utilizar o zagueiro nos próximos jogos. O sistema da Fifa avisa as federações nacionais sobre as transferências apenas após a conclusão de toda a parte jurídica.

Alteração da Fifa causa suspensão de Marlon

A Fifa fez alterações em seu regulamento internacional de transferências em 2021. Uma delas é o novo artigo 12, que afirma que “toda e qualquer sanção disciplinar de até três meses que for imposta a um jogador e ainda não cumprida, será cumprida no novo clube que o jogador se registrar”, em tradução livre do inglês.