Após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, neste último sábado, na Arena da Baixada, um episódio causou um certo mal-estar entre o clube e os torcedores tricolores, tendo como personagem o presidente Mário Bittencourt e uma conta “fake” do próprio, criada nas redes sociais.
O mandatário utilizou as redes sociais do próprio clube para emitir uma nota oficial e rebater as ações da conta “fake”, alegando que o conteúdo postado estava tentando jogar o presidente contra a torcida. Confira, na íntegra, a publicação feita nas redes no perfil oficial do Fluminense, que depois ainda emitiu outra nota para se explicar:
“O Fluminense Football Club esclarece que a página @oflumedominaa não pertence ao presidente Mário Bittencourt. A conta oficial do presidente é @oflumedomina. A postagem que tenta jogá-lo contra a torcida é criminosa, enquadrada como fake news, e será objeto de investigação pelas autoridades competentes”.
Publicada às 20h47 do dia 22/08/20
“Após a postagem da última nota oficial do clube, restou claro que alguns torcedores não entenderam o ocorrido e por isso voltamos ao assunto, em respeito à torcida, para deixar ainda mais claro o assunto. Durante a semana, uma conta fake do Twitter, criada com o intuito de ludibriar os torcedores, fez uma postagem ofensiva à torcida, de forma a tentar simular uma crítica do presidente aos torcedores. Tal conta reproduz o endereço do presidente na rede Twitter, apenas acrescentando um “a” ao final. A torcida então publicou uma carta aberta criticando o que supôs ser uma manifestação do presidente. Justamente por isso o clube se posicionou em suas redes sociais. Em respeito a isso, o clube então procurou esclarecer que o presidente jamais fez qualquer crítica aos torcedores. A artimanha que criou tal confusão se assemelha às estratégias de grupos políticos de oposição. Os mesmos grupos que transformaram a política do Fluminense em uma nociva rede de intrigas. A nota publicada há pouco também esclarece que fake news, como crime que é, deve ser objeto de investigação policial. O assunto será levado às autoridades”.
Publicada às 22h43 do dia 22/08/21
O posicionamento do clube e do presidente tricolor foram alvo de críticas por parte da torcida nas redes, que considerou desnecessária a atitude, ainda mais depois de uma vitória fora de casa, a primeira do Fluminense neste Brasileirão. Confira alguns tweets de torcedores: