Por mais que tenha uma eleição pela frente e o Fluminense ainda lute para ser vice-campeão brasileiro, a classificação antecipada para a fase de grupos da Libertadores já deu um gás para a diretoria atual iniciar o planejamento. Noticia o site do jornal O Globo que Mário Bittencourt garantiu a pessoas próximas que um quarteto de enorme destaque permanecerá no clube. Trata-se do volante André, dos meias Ganso e Arias e do atacante Germán Cano.
A pessoas próximas, o presidente afirmou que os considera inegociáveis. Ainda de acordo com o veículo, não há qualquer proposta oficial pelos jogadores em questão e todos possuem contratos no mínimo até o fim de 2023. Com a chegada de dois ou três reforços pontuais, a ideia da diretoria é manter 85% do elenco.
Em contrapartida, alguns jogadores estão de saída. Emprestado pelo Barcelona de Guayaquil, do Equador, o lateral-esquerdo Mario Pineida não seguirá. Em fim de contrato, o volante Wellington será mais um a deixar o clube. Quem também está fora dos planos é Matheus Ferraz, mas o zagueiro vive uma situação diferente.
Por estar em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, seu vínculo precisará ser prorrogado enquanto ele não estiver recuperado.
Nathan é dúvida. O meia tem uma opção de compra fixada em 5 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) junto ao Atlético-MG. O clube não possui condições de arcar com tal valor e tentará um novo empréstimo. Apesar de reserva, o jogador está nos planos do técnico Fernando Diniz.