O Fluminense foi ao mercado e fez oito contratações para a temporada de 2022. Destas, metade foram atletas experientes, com 33 anos ou mais, como Felipe Melo, Willian Bigode, Fábio e Germán Cano. Em entrevista, o presidente Mário Bittencourt explicou a opção pelos veteranos com base na média de idade do elenco.
– Quando eu cheguei aqui, em 2019, tínhamos um time muito jovem. A média de idade da equipe era entre 23 e 24 anos. Não fizemos um bom ano e lutamos contra o rebaixamento. Em 2020, a gente elevou um pouco, para 26 anos, e mantivemos essa média em 2021, entre 26 e 26,5. Só que a gente veio percebendo que os times que ganharam os campeonatos tinham médias um pouco mais altas, de 28, 29, até 30 anos – disse ele, acrescentando:
– E era por isso, por ter jogadores experientes e que estão acostumados a ganhar. Como a gente tem muitos jovens em Xerém no nosso grupo, optamos por fazer essa mescla com atletas mais veteranos. Acho que vai ser uma fórmula muito boa. É por isso que fizemos essas contratações – explicou.