Fred foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter chutado uma lixeira no interior da Arena Pernambuco, no Recife, após a derrota do Fluminense para o Sport (1 a 0), no dia 13 deste mês, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A justificativa dada para o julgamento da próxima terça-feira foi considerada estranha pelo vice de futebol Mário Bittencourt, que será o advogado do camisa 9. O artilheiro poderá até pegar seis jogos de gancho.
– Neste caso eu achei a denúncia o quanto tanto estranha. Neste caso do Fred foi um desabafo, sem sequer saber que estava sendo filmado. Estava a caminho do vestiário. Quando temos derrotas nas partidas, jogadores têm posturas mais fortes dentro do vestiário. A gente depois acalma – disse.
Fred deixou o campo irritado pela derrota e, quando se dirigia ao vestiário, chutou a lixeira, que ficou amassada, sendo flagrado pela câmeras internas do estádio. Para oferecer a denúncia contra Fred, o Tribunal usou vídeos e matérias jornalísticas. O jogador foi enquadrado pela Procuradoria no artigo 258 do CBJD, (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética).