Em participação ao programa “Donos da Bola”, da TV Bandeirantes, Mário Bittencourt fez uma revelação, no mínimo, suspeita. A Ferj inseriu um artigo inédito em arbitral que determina o lado em que o mandante ficará nas partidas do Campeonato Carioca deste ano.
– O regulamento diz que os clássicos não tem mando, mas que para efeitos legais, existe o mando. O que significa isso? Eles tiram o mando e botam onde eles querem, mas se alguém morre, a responsabilidade é minha. Se vai apequenar o jogo (possível Fluminense e Vasco nas semifinais) de novo, deve ser a perguntado ao presidente da Federação. O curioso, que ninguém sabe, é que no arbitral desse ano foi inserido um artigo inédito que a federação tem o direito de escolher o lado. Até ano passado isso não existia. Curiosamente, isso entra quando o Vasco começa a brigar pelo lado direito do Maracanã – contou o dirigente do Fluminense.
No Brasileiro, entretanto, não há discussão. Contra o Vasco, como mandante, a torcida tricolor ocupará o lado direito do Maracanã.
– Com relação ao Brasileiro é simples. Existe mando na ida e na volta. No Rio, os clubes acabam entrando em acordo. O Fluminense vai exercer o seu direito de jogar no Maracanã, cumprindo o regulamento. A pergunta que sempre faço é: se a federação paulista decide onde fica a torcida do Corinthians na arena do Palmeiras? O Maracanã é do Fluminense por contrato. A arena do Grêmio, tecnicamente, não é do Grêmio. O Engenhão é do Botafogo por contrato – exemplificou o vice-presidente de futebol.